IMAGEM: DIVULGAÇÃO

O governo federal, representantes de sindicatos e o setor de transportes deram um passo histórico para modernizar as relações de trabalho no país.

Na última quinta-feira (16), foi assinado um memorando de entendimento envolvendo os Ministérios dos Portos e Aeroportos, do Trabalho e Emprego, e dos Transportes, além de Federações, Confederações e Sindicatos do setor.

O objetivo do acordo é criar uma parceria tripartite para adaptar contratos e relações de trabalho às novas tecnologias e às transformações do setor de transporte, garantindo uma transição justa para trabalhadores e empresas. Entre as medidas previstas estão:

Formação de grupos permanentes para discutir a relação entre empregados e empresas;

Programas de saúde e treinamentos para atualização tecnológica;

Iniciativas de combate à discriminação e promoção da diversidade;

Revisão periódica do acordo a cada dois anos, durante os cinco anos de vigência inicial.

Para a CONTTMAF, a assinatura do termo representa a primeira iniciativa setorial efetiva envolvendo governo, empresas e trabalhadores, com compromissos claros para uma transição justa. Carlos Augusto Müller, presidente da entidade, destacou: “Este memorando é um passo histórico para garantir que a transição energética e tecnológica nos transportes aconteça com proteção aos trabalhadores, diálogo social e geração de empregos decentes”.

O acordo reforça a importância do diálogo social e da colaboração entre governo, empregadores e trabalhadores, promovendo segurança jurídica e planejamento estratégico para um setor essencial à economia do país.