IMAGEM: Semadesc/Governo do MS
Hidrovia do Paraguai bate recorde e Brasil amplia testes para lançamento espacial
Recorde na hidrovia
A hidrovia do Rio Paraguai registrou um volume recorde de 7,6 milhões de toneladas de mercadorias transportadas no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), esse volume representa um aumento de 173% em comparação com o mesmo período de 2024, quando o rio enfrentou problemas de baixo nível. O desempenho superior ocorreu devido às condições favoráveis de navegação, com níveis acima de 1,5 metro em Ladário (MS).
Carga principal
A maior parte da carga transportada — cerca de 7 milhões de toneladas — é composta por minério de ferro, proveniente das minas de Corumbá e Ladário. O balanço também teve contribuição de soja, ferro e aço, terras e pedras, e carvão vegetal.
Terminais
A dependência da hidrovia pelo minério de ferro é evidenciada pela movimentação dos principais terminais. O porto Gregório Curvo (exclusivo da LHG Mining), na região de Porto Esperança, movimentou 4,2 milhões de toneladas. O terminal Vetorial Logística, em Corumbá, ficou em segundo, com 1,8 milhão de toneladas, seguido pelo terminal da Granel Química, em Ladário, com 1,2 milhão de toneladas. Toda essa carga teve como principal destino o mercado internacional, especialmente a China.
Integração na América do Sul
A importância da hidrovia também é evidenciada pelos planos do Ministério do Planejamento e Orçamento, de inseri-la ao projeto Rotas de Integração Sul-Americana. A Hidrovia Paraguai-Paraná é um componente da Rota Bioceânica de Capricórnio (Rota 4), que busca integrar o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, encurtando trajetos para a Ásia. Essa rota sairá de São Paulo, passará por Mato Grosso do Sul, entrará no Chaco Paraguaio, no norte da Argentina, e cruzará a Cordilheira até o Chile. O projeto incorpora ferrovias e hidrovias.
FONTE: BE NEWS