IMAGEM: TOP SHIPS
O Índice ClarkSea subiu 7% na sexta-feira em relação à semana anterior, o maior ganho semanal em mais de 18 meses, atingindo a máxima de 11 meses de US$ 26.916 por dia, com a média do ano 23% acima da tendência de 10 anos. Os ganhos ocorreram apesar da queda nas tarifas de granéis sólidos e dos preços dos porta-contêineres no transpacífico sofrerem as maiores quedas semanais já registradas.
Fortes ganhos foram registrados nas tarifas de navios-tanque de petróleo bruto, produtos, GNL e GLP, lideradas pelo Oriente Médio em meio ao conflito entre Israel e Irã. Os lucros do VLCC na rota Oriente Médio-China quase dobraram em relação à semana anterior, para mais de US$ 60.000 por dia, enquanto os lucros do LR2 Oriente Médio para a Ásia subiram para mais de US$ 50.000 por dia. Os lucros médios gerais dos navios-tanque aumentaram 41% em relação à semana anterior, para US$ 36.910 por dia, o maior nível em 12 meses.
As tarifas spot para navios-tanque de GNL aumentaram em ambas as bacias em meio à redução da disponibilidade de tonelagem e ao conflito no Oriente Médio. A tarifa spot média para um navio de 174.000 m³ aumentou 77% em relação à semana anterior, para US$ 50.500 por dia, o nível mais alto desde outubro do ano passado.
Aumentos acentuados nas tarifas spot de VLCG também foram registrados em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, com operadores na Ásia se recusando a escalar no Oriente Médio ou solicitando um prêmio. Os lucros na rota Ras Tanura-Chiba aumentaram 30% na semana, para US$ 67.450 por dia.
Com os EUA se juntando a Israel na guerra com o Irã no fim de semana, a previsão geral é de que os lucros dos petroleiros aumentem esta semana, levando a novas máximas para o Índice ClarkSea.
“Os armadores estarão ansiosos para retornar às suas mesas e ver o que a próxima semana reserva, uma perspectiva que contrasta fortemente com as condições típicas do verão”, afirmou um relatório do mercado de petroleiros publicado hoje pelo SEB, um banco de investimento sueco.
FONTE: SPLASH247.COM