A Diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins - FNTTAA, participou do 6º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizado desde a última quinta-feira, dia 7, em Salvador (BA).

Durante a realização do Congresso, foi concretizada a criação do BRICS Marítimos.

Participaram da atividade o presidente da CTB, Adilson Araújo; o dirigente nacional da CTB e secretário-geral adjunto da Federação Sindical Mundial (FSM), Divanilton Pereira; o secretário adjunto da CTB e presidente da Contmaff, Carlos Muller; além de representantes do SINDMAR, filiado à Central.

A criação do BRICS Marítimos simboliza não apenas a articulação entre trabalhadores do setor marítimo nos países do bloco, mas também o fortalecimento da luta pela soberania, pela integração e pelos direitos da classe trabalhadora em nível global.

Cabe registrar que durante a realização do evento, foi eleito um número representativo de trabalhadores do setor marítimo para a diretoria da CTB Nacional - 2025/2029.

Para o presidente da CONTTMAF e do Sindmar, Carlos Augusto Muller, a construção de um consenso coletivo na formação da direção da CTB tem sido fator determinante para o seu fortalecimento como segunda maior central do Brasil.

"A CTB é uma central sindical classista, democrática e plural. As decisões, via de regra, são consensuadas. Essas características vêm sendo identificadas como positivas por inúmeros sindicatos que têm se afiliado à nossa Central. Os marítimos se orgulham por ter participado ativamente na criação da CTB e seguem apoiando o seu crescimento", afirmou Muller no encerramento do evento.

Os dirigentes eleitos do setor marítimo para a CTB Nacional:

José Adilson Pereira (Vice-Presidente)

Carlos Augusto Muller (Secretário de Relações Institucionais)

Mario Teixeira (Secretário de Assuntos Jurídicos)

Marcus Vinicius Balbino (Secretário de Políticas para a Economia do MAr)

José Eduardo Antunes Santos (Secretário-adjunto de Políticas para a Economia do Mar)

Odilon Braga (Diretor-executivo)

Luis Rodrigues Penteado (Diretor-executivo)

Lorena Pintor Silva (Diretora-executiva)

Cecília de Fatima Rodrigues (Diretora-executiva)

Silvania Ferreira Pereira (Diretora-Plena).