A reunião objetivou a criação de uma Comissão técnica para trabalhar junto às Prefeituras do RJ, Niteroi, São Gonçalo, Maricá e o governo do Estado do RJ para uma mobilização conjunta visando a retomada da construção naval do Estado do Rio de Janeiro.
A retomada da construção naval no Rio de Janeiro é um tema de grande importância, que deve ser impulsionada por investimentos e programas governamentais que visam reaquecer o setor.
Ricardo Ponzi, presidente da FNTTAA, destacou, durante o evento, a necessidade de uma marinha mercante brasileira, com foco na ampliação da frota e na geração de empregos, considerando, principalmente, a crise geopolítica com tarifaços que o Brasil está vivenciando.
A retomada da construção naval tem o potencial de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, tanto na construção quanto na manutenção e operação das embarcações. A revitalização do setor naval pode impulsionar o crescimento econômico do país, gerando novos negócios e oportunidades para a indústria nacional.