IMAGEM: WILSON,SONS

A frota de apoio marítimo em águas jurisdicionais brasileiras (AJB) totalizou 463 embarcações em julho, abrindo o segundo semestre estável, com uma embarcação a mais do que em junho (462) e 15 unidades a mais do que em julho/2024.

De acordo com o relatório mais recente da ABEAM - Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo e do SYNDARMA - Sindicato das Empresas de Navegação Marítima, 386 correspondem a unidades de bandeira brasileira e 77 de bandeira estrangeira, na posição de julho de 2025. No mesmo mês do ano passado, a frota era composta por 378 embarcações de bandeira nacional e 70 estrangeiras. 

As embarcações com bandeira nacional representam 83% da frota de apoio offshore, enquanto 17% correspondem a embarcações de apoio com bandeiras estrangeiras. 

O apoio marítimo offshore consiste no suporte logístico e operacional às instalações de exploração e produção de petróleo e gás em alto-mar, fornecido por embarcações especializadas como os navios de suprimento (PSVs) e de manuseio de âncoras e suprimentos (AHTS). 

Essas embarcações são essenciais para transportar suprimentos, equipamentos e tripulação, além de prestarem serviços de manutenção, combate a incêndios e poluição, e apoio em operações submersas, garantindo o funcionamento contínuo e seguro do setor offshore.

FONTE: ABEAM/SYNDARMA