IMAGEM: Amirhosein Khorgooi/Isna/Wana/via Reuters
A Organização Marítima Internacional (IMO) lançou oficialmente uma operação de evacuação em larga escala para mais de 11.000 marítimos retidos no Estreito de Ormuz. Esta operação foi iniciada após os Estados Unidos e o Irã assinarem um memorando de entendimento (MoU) com o objetivo de pôr fim às hostilidades iniciadas pelos EUA e por Israel contra o Irã.
"Garantimos a segurança necessária e verificamos minuciosamente todas as condições marítimas para assegurar que possamos apoiar estas operações da forma mais segura possível", enfatizou Dominguez.
Desde o início das hostilidades em 28 de fevereiro, o Estreito de Ormuz está bloqueado, deixando inúmeros navios retidos na hidrovia. No entanto, o tráfego marítimo começou a mostrar sinais positivos de recuperação desde a assinatura do memorando de entendimento na semana passada.
A operação será realizada “em estreita cooperação com o Irão, Omã, todos os outros Estados costeiros da região, os Estados Unidos e a indústria marítima”, disse Dominguez.
A Marinha de Omã emitiu um boletim que os referidos navios sairão numa abordagem faseada através de dois corredores marítimos temporários para garantir a segurança dos marítimos.
As rotas marítimas sob o Esquema de Separação de Tráfego pré-guerra, abreviadamente TSS, não são seguras para uso no momento, de acordo com o boletim. Há preocupações de que o Irã tenha minado partes de Ormuz.
Os navios podem sair de Ormuz através de uma rota ao sul e uma rota ao norte do TSS, disse o boletim.
Segundo um relatório da Kpler, pelo menos 36 navios mercantes atravessaram o estreito em 22 de junho. Este é um volume recorde desde o início das hostilidades.
Em relação ao plano de evacuação, o Ministério da Defesa de Omã anunciou que o processo, que vem sendo discutido há meses, será realizado em etapas. O lado omanita declarou: “Dado o risco aumentado de colisões no ambiente atual, uma evacuação gradual e controlada do tráfego marítimo é imprescindível.”
Muitos outros países também estão intensificando os esforços para ajudar a restaurar essa hidrovia. Em 23 de junho, a Dinamarca anunciou que se juntaria a uma missão marítima internacional estabelecida pela França e pelo Reino Unido para ajudar a reabrir o Estreito de Ormuz.
FONTE: VIETNAM.VM
