IMAGEM: REUTERS
Os países da União Europeia concordaram em impor uma nova série de sanções contra a Rússia, incluindo quase 200 navios da chamada frota paralela, usada para contornar restrições às exportações de petróleo e gás.
A nova rodada de sanções, prevista para ser adotada na próxima semana, ocorre no momento em que Moscou e Kiev podem realizar suas primeiras negociações de paz em Istambul na quinta-feira.
O abrangente 17º pacote de sanções deve incluir 189 navios na lista negra, elevando o total para cerca de 340, a maioria petroleiros antigos.
“Saúdo o acordo sobre o nosso 17º pacote de sanções contra a Rússia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no X, acrescentando: “Esta guerra tem que acabar. Manteremos a pressão sobre o Kremlin.”
O novo conjunto de medidas inclui ainda restrições a 30 empresas envolvidas no comércio de bens de dupla utilização, enquanto 75 indivíduos e entidades serão listados por suas ligações com o complexo militar-industrial da Rússia.
As medidas também visam as operações híbridas da Rússia, incluindo veículos de propaganda ou embarcações e entidades envolvidas na sabotagem de cabos submarinos, aeroportos ou servidores.
Na semana passada, o Reino Unido lançou seu maior pacote de sanções à frota paralela, visando cerca de mais 100 petroleiros, após anteriormente ter colocado na lista negra cerca de 130 embarcações ligadas ao comércio de petróleo russo.
FONTE: SPLASH247.COM