IMAGEM: IMO/DIVULGAÇÃO

O Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho da IMO adia as discussões sobre a adoção do Marco Net-Zero por um ano.

A Organização Marítima Internacional (OMI) concordou em adiar a sessão extraordinária do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC), convocada esta semana (14 a 17 de outubro de 2025) para considerar a adoção de projetos de emendas ao Anexo VI da MARPOL, incluindo o Marco de Emissões Líquidas Zero da IMO.

A sessão extraordinária será retomada em 12 meses. Enquanto isso, os Estados-Membros continuarão a trabalhar para chegar a um consenso sobre o Marco de Emissões Líquidas Zero da IMO.

O Grupo de Trabalho Intersessional sobre a Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa por Navios, com reunião marcada para 20 a 24 de outubro de 2025, dará continuidade ao trabalho nas diretrizes para a implementação do Marco Net Zero.

O Marco Net Zero da IMO foi aprovado na sessão MEPC 83, em abril de 2025, como um novo Capítulo 5 do Projeto de Anexo VI Revisado da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL). Ele compreende um conjunto de regulamentações internacionais que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por navios, em consonância com a Estratégia de 2023 da IMO para a Redução das Emissões de GEE por Navios. Inclui dois elementos principais: um padrão global para combustíveis e um mecanismo global de precificação de emissões de GEE.

FONTE: IMO