IMAGEM: Lloyd's List

O Brasil foi reeleito, em  28 de novembro, para o Conselho da Organização Marítima Internacional (IMO), mandato 2026-2027.

Criada em 1948, a IMO é a agência especializada das Nações Unidas encarregada de regulamentar o transporte marítimo internacional e encorajar a adoção de padrões elevados em matéria de segurança da navegação, eficiência, e prevenção e controle da poluição marinha por navios. A IMO congrega atualmente 176 Estados-Membros, 67 organizações intergovernamentais e 88 organizações não governamentais.

O Conselho é o principal órgão executivo da IMO, integrado por 40 países, eleitos a cada dois anos. O Brasil é membro da IMO desde 1963 e, desde 1967, integra seu Conselho, atualmente na categoria reservada a países com o maior interesse no comércio marítimo mundial.

Com mais de 95% das trocas comerciais brasileiras movimentadas por via marítima, o trabalho da IMO é de grande importância para a sociedade e a economia do País.

Entre os principais temas da agenda atual da Organização encontram-se a descarbonização do setor marítimo, a melhoria da segurança da navegação, as condições de trabalho dos marítimos e o uso de novas tecnologias para a navegação, como o emprego das tecnologias de informação e comunicação e de navios autônomos na navegação comercial.

FONTE: MRE